segunda-feira

medo, pânico, fobia

prisioneiros do medo. é este o título da reportagem que, na sexta-feira passada, me fez parar durante uma hora. é o testemunho de pessoas que vivem paralisadas com o medo de andar de avião, de estar em público, de sair de casa, de morrer, no limite, o medo de ter medo.
a doença do pânico é uma doença incapacitante como mais nenhuma. fisicamente não há sinais de qualquer mal. psicologicamente, o medo surge sem aviso prévio e paralisa.
ouvir aqueles testemunhos trouxe-me à memória uma doença que quero, teimosa, deitar para trás das costas.


Há quem deseje "morrer por umas horas" e quem afirme que "preferia mil vezes ter uma doença palpável". Alguns, como lembra um psiquiatra, gostariam de ter "um hospital sempre à beira", para o caso de serem assaltados pelo pânico.

Agorafobia, aerofobia, fobia social, medo de conduzir, medo de ter medo, medo de perder o controlo. Através da história de seis casos, a TSF foi tentar perceber de que é feito este problema. Ouviu também especialistas que ajudam os doentes e descobriu um serviço português pioneiro no mundo: uma unidade que recria "cenários opressivos", em realidade virtual, que funciona no Serviço de Neurofisiologia do Hospital Júlio de Matos.

Prisioneiros do Medo é uma grande reportagem de Maria Miguel Cabo com montagem e sonorização de Mésicles Helin.




fica aqui o link para quem quiser ler ou ouvir.